Dízimo

 

DIMENSÕES DO DÍZIMO DE ACORDO COM A CNBB:

 

                    Dimensão Religiosa

Tem a ver com a relação do cristão com Deus. Contribuindo com parte de seus bens, o fiel cultiva e aprofunda sua relação com Aquele de quem provém tudo o que Ele é e tudo o que Ele tem, e expressa, na gratidão, sua fé e sua conversão. Essa dimensão, tratando da relação com Deus, insere o dízimo no âmbito da espiritualidade cristã. A partir da relação com Deus, a relação com os bens materiais e com seu correto uso, à luz da fé ganha novo significado. A consciência do valor desses bens e, ao mesmo tempo, de sua transitoriedade, leva os fiéis, ao contribuírem com o dízimo, à experiência de usar os bens materiais com liberdade e sem apego, buscando primeiro o Reino de Deus e a sua justiça.

Ex.: Levar os membros da comunidade à reflexão sobre a importância, compromisso, responsabilidade, fidelidade e individualidade da partilha com os irmãos.

 

                   Dimensão Eclesial

Com o dízimo, o fiel vivencia sua consciência de ser membro da Igreja, pela qual é corresponsável, contribuindo para que a comunidade disponha do necessário para realizar o culto divino e para desenvolver sua missão. A consciência de ser Igreja leva os fiéis a assumirem a vida comunitária. Desse modo, cada fiel toma parte no empenho de todos e se abre para as necessidades de toda a Igreja. O dízimo também oferece condições às paróquias e comunidades de contribuírem de modo sistemático com a Igreja particular, mantendo vivo o sentido de pertença a ela.

Ex.: Manutenção do templo (da pintura à aparelhagem de som, salários, energia elétrica, água, telefone, ... melhorias necessárias).

 

                  Dimensão Missionária

Permite a partilha dos recursos entre as paróquias de uma mesma Diocese e a ajuda entre Dioceses em projetos como paróquias-irmãs, entre outros.

Ex.: sustentação financeira das ações de evangelização da comunidade no seu entorno e fora de seu território (seminários, missões da arquidiocese e da província).

 

                  Dimensão Social Caritativa

Permite que a Igreja realize o trabalho de cuidado dos fiéis mais pobres e dos irmãos necessitados nas obras de ação social e promoção humana. “A opção preferencial pelos pobres está implícita na fé cristológica” (PAPA BENTO XVI – Conferência de Aparecida 2007)

Ex.: Em 2016 se deu o fechamento da casa São Geraldo por falta de verbas. A Casa de Convivência conta com nossa colaboração. Através dos movimentos da juventude e do Cineclube Santo Afonso damos continuidade ao atendimento, mesmo de forma precária.

Pastoral do Dízimo / Santo Afonso

 

               DO DIZIMISTA ESPERAMOS...

Fidelidade + Responsabilidade: O dízimo é uma contribuição sistemática e periódica dos fiéis, por meio da qual cada comunidade assume, corresponsavelmente, sua sustentação e a da Igreja. Ele pressupõe pessoas evangelizadas e comprometidas com a evangelização.

Individualidade + Comprometimento: O dízimo nasce de uma decisão pessoal que exprime a pertença efetiva à Igreja vivida em uma comunidade concreta. 

Generosidade + Fé: O dízimo é ação de graças, é partilha, é contribuição, é devolução, é comunhão. 

Através do Dízimo, demonstramos a nossa gratidão a Deus, ao mesmo tempo em que, com os demais irmãos e irmãs na fé, assumimos a missão de levar a todos e todas, com alegria, “o nome, a doutrina, a vida, as promessas, o Reino e o mistério de Jesus de Nazaré, Filho de Deus! “(cf. EN 22).

OBS: A CONTRIBUIÇÃO PODERÁ SER FEITA DIRETAMENTE NA SECRETARIA PAROQUIAL, NA EQUIPE DE PLANTÃO DO DÍZIMO NAS MISSAS AOS SÁBADOS E DOMINGOS OU POR MEIO DE DEPÓSITO BANCÁRIO:

                                                        BANCO: BRADESCO

                                                        AGÊNCIA: 3463

                                                        CONTA CORRENTE: 31359-9

Após o seu depósito, envie-nos um e-mail informando a sua devolução, para que preparemos o recibo para o nosso controle interno.

                                              e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

PASTORAL DO DÍZIMO INFORMA

REALIDADE PAROQUIAL

 

Temos, aproximadamente, 2900 Dizimistas cadastrados.

Em 2016, contamos com a fidelidade de 682 dizimistas, ao longo do ano, contribuindo mensalmente.

Comparando os dizimistas contribuintes de  2016 e 2017 temos:

Meses

2016

2017

Situação

Janeiro

770

687

-11%

Fevereiro

723

645

-11%

Março

826

824

0%

Abril

787

737

-7%

Maio

767

736

-4%

Junho

748

735

-2%

 

 

DESAFIOS PARA 2017

* Cobrir 100% das despesas da paróquia, com o dízimo;

* Tornar 100% dos agentes de pastorais dizimistas;

* Aumentar em 20% o número de dizimistas fiéis em relação a 2016;

* Atualizar os funcionários da secretaria para maior e melhor receptividade ao público;

* Visitar as pastorais nos próximos três meses;

* Implantar o plantão extra em uma missa dos finais de semana.