Palavra do Pároco

Palavra do Pároco, Padre Luis Carlos de Carvalho, para o mês de março

Tenha um encontro com Deus

Estamos na Quaresma, tempo propício para um encontro profundo com nosso Deus. A Paróquia Santo Afonso quer ser um oásis no meio da grande cidade, para a intimidade com o mistério que une o ser humano finito com a eternidade de Deus. Em preparação para a Páscoa de Jesus, somos convidados à transfiguração de nosso ser, tendo em vista a construção do Reino de Deus na terra.

A Quaresma é um tempo diferenciado na vida da Igreja, por ser um convite ao silêncio que se transforma em oração. A liturgia oferece um caminho que nos coloca em comunhão com o povo de Israel em sua travessia da escravidão do Egito até a liberdade da Terra Prometida. Para chegarmos hoje a esta terra onde corre “leite e mel” se faz necessária a nossa transfiguração, ou seja, despojamento, purificação e conversão.

O coração é terra sagrada que deve se incendiar, como a sarça ardente no deserto, sem se consumir. A sacralidade da vida consiste em amar incondicionalmente, respeitando o outro e se respeitando, numa contínua demonstração de amor. Jesus demonstra o seu amor por nós anunciando o Reino e o comprovando por meio da cura de nossas cegueiras, a fim de que vejamos o que realmente é importante na convivência familiar, eclesial e social.

A Igreja é um sinal da presença do Reino nesta sociedade. A Paróquia Santo Afonso com suas celebrações, círculos bíblicos, reuniões de pastorais e movimentos faz acontecer a Páscoa de Jesus no coração das pessoas que por aqui passam. Graças a Deus, muitos daqueles que por aqui passam ficam sensibilizados e querem viver está páscoa no cotidiano, por isso começam a participar de nossos grupos pastorais.

É uma alegria ver a nossa igreja e o centro pastoral sempre movimentados. Você já pensou em ingressar em algum movimento de nossa paróquia? Como toda família, temos valores e virtudes, mas também buscamos uma contínua conversão, pois somos limitados e sujeitos ao erro. Daí a necessidade de aprendermos com Jesus a importância da correção fraterna, do diálogo amigável, da boa acolhida e da atenção ao próximo. 

Venha fazer uma experiência de amor com Deus; a nossa Igreja quer ser um espaço físico e espiritual para esse encontro amoroso. Experimente, também, fazer parte de nossas pastorais, colocando os seus talentos a serviço do Reino de Deus a partir de nossa paróquia, irradiando a graça de Deus para o mundo.

 

Pe. Luis Carlos de Carvalho, CSsR