Grupos e Movimentos

 

GRUPOS DE ORAÇÃO


 

A - APOSTOLADO DA ORAÇÃO

O Apostolado da Oração é um caminho espiritual que a Igreja propõe a todos os cristãos para os ajudar a ser amigos e apóstolos de Jesus Ressuscitado na vida diária, apaixonados por Ele e interiormente disponíveis para a sua missão. Apresenta-se visivelmente como uma rede mundial de oração ao serviço dos desafios da humanidade e da missão da Igreja, expressos nas intenções mensais de oração do Papa.

Reuniões: Toda primeira sexta-feira, após a missa das 8h, no salão paroquial.

 

B - GRUPOS MARIANOS

- Arquiconfraria do Rosário

Em preparação a festa a “Devoção aos vinte sábados do Santíssimo Rosário. São feitas orações ao Espírito Santo, orações próprias, a meditação de um mistério por sábado, e a Ladainha de Nossa Senhora.

Em outubro, Mês do Rosário, de terça-feira a sexta-feira, louvando a Senhora do Rosário juntamente com os outros grupos Marianos da Paróquia reza-se o terço e a ladainha.

Reuniões: Terceiro domingo, após a missa das 7h. A reunião começa às 8h. Todos os sábados às 17hs, durante o ano, rezam o terço e a Ladainha de Nossa Senhora, na Paróquia.

 

- Congregação Mariana

Congregações Marianas são associações com atuação internacional, pois atuam em diversos países, vinculadas à PRIMA PRIMÁRIA, em Roma, Itália, associações divididas em, cada país, em seus estados, municípios etc., com função precípua de prestar louvores à MARIA, Nossa Senhora, Mãe de Jesus, e, por vontade Dele, nossa.

As atividades da Congregação são todas com intuito de ajudar a Igreja Católica a arregimentar paroquianos, principalmente, sob a manto de Maria, e, por isso mesmo, um dos lemas é "A Jesus por Maria", que nos faz atuar em reuniões, confraternizações, retiros, procissões, Romarias, etc.

Reuniões: Quarto domingo de cada mês, após a missa das 7h.

 

- Legião de Maria

Uma Associação formada por leigos, que tem como fim a glória de Deus, pela santidade de seus membros, através de oração e por um trabalho de apostolado em favor do próximo. A reunião semanal é o lugar em que a Mãe Santíssima está à sua espera, e onde amigos verdadeiros e fiéis agrupam-se à sua volta; um lugar para descansar e renovar as forças, após o fiel cumprimento da tarefa que lhe foi confiada. Na reunião se aprende a rezar, a se basear não nos próprios esforços e atividades, mas na graça divina e no apoio do irmão, que é canal de amor e graça. Participam de romarias, visitas a asilos.

Reuniões:

*Legião de Maria I: Terça-feira, às 17h

* Legião de Maria II: Terça-feira, às 19h

* Legião de Maria III: Quarta-feira, às 16h30

* Legião de Maria IV: Sexta-feira, às 15h

* Legião de Maria V: Segunda-feira, às 16h

 

C - CÍRCULOS BÍBLICOS

Realiza atividades externas a Igreja matriz, conforme a região, Federação ou Confederação. Faz-se leituras e meditações da Palavra, na casa de um congregado.

Reuniões:  Toda quarta quarta-feira de cada mês, das 15h às 17h.

 

D - LIGA CATÓLICA

A Liga Católica Jesus Maria e José é uma associação religiosa católica, fundada na Bélgica, pelo capitão Henrique Belletable, em 1844. Atualmente, a Liga Católica está presente em quase todos os estados do Brasil, com cerca de 200 mil liguistas. Promove a valorização da família e uma espiritualidade à luz do exemplo da Sagrada Família. Rezam o terço aos sábados na Praça Saens Peña, às 16h30, com os grupos marianos, e participam de romarias, visitas a orfanatos e asilos.

Reuniões: Segundo domingo do mês, após a missa das 7h.

 

E - MOVIMENTO DE MENSAGEM CRISTÃ - MMC

O MMC está responsável pela evangelização de adultos, pois apresenta o Cristo através de mensagens e testemunhos de caminhada de vida Cristã. Elabora 4 encontros por ano sendo 2 masculinos e 2 femininos. O MMC é formado por 04 comunidades: Santo Afonso, Sagrado Coração de Maria, São Tarcísio e Divino Salvador.

Reuniões de perseverança:  Quartas-feiras, às 20h.

Reuniões do Grupo Maria Paz e Ternura: Terças-feiras, às 15h.

 

F - OFICINA DE ORAÇÃO E VIDA

As Oficinas de Oração e Vida são um grande instrumento de cura e libertação, que faz desaparecer nossos medos, ansiedades, temores, curando nossas feridas... Tudo isso, através de nosso relacionamento intenso com Deus, em diversas modalidades de oração.

Reuniões: Toda 4ªfeira, das 15h às 17h.

 

G - RCC (RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA)

- Grupo Jovem de Oração Jerusalém

Grupo de Jovens para partilha da Palavra de Deus, Oração e Convivência da juventude. Promove também diversas formas de integração do jovem na comunidade.

Encontros: todos as 4ªfeiras, às 20h, na igreja.

 

- Grupo de Oração Éfeta

É um grupo de oração que cultiva a oração, a partilha e, também, outros aspectos da vivência do Evangelho, a partir da experiência do batismo no Espírito Santo. Sua identidade é viver o Batismo no Espírito Santo, com todas as suas consequências e com o uso dos carismas. Sua missão é alcançada quando vivemos plenamente uma vida de oração pessoal e comunitária, aliada à formação, guardiã dos carismas.

Reuniões: Todos os sábados, na Capela da paróquia, às 17h às 19h.

 

- ICTUS

É um grupo com sua espiritualidade fundamentada na experiência dos carismas, através do derramamento do Espírito Santo. Suas reuniões semanais, além de muitas orações, são voltadas também para o enriquecimento espiritual, a busca da experiência comunitária e para as necessidades dos participantes. Como toda comunidade carismática, além da oração e louvor, cultiva a partilha e os aspectos da vivência do Evangelho. A partir deste ano, caminhando com os adultos do ICTUS, foi criado o grupo de oração infantil “Grupo SOS Crianças em Oração”, que participa separadamente dos adultos, mas no mesmo dia e horário.

Encontros: Toda quinta-feira, às 20h, no salão paroquial.

 

- Jesus Misericordioso

É um grupo carismático, formado por leigos que se reúnem para louvar, bendizer e meditar a Palavra de Deus, no poder do Espírito Santo. Nosso carisma é Misericórdia do Pai.

Encontros: Toda segunda-feira, das 15h às 17h, no salão paroquial

 

- Jesus Eucarístico

É um grupo presente que cultiva a oração, a partilha e todos os outros aspectos da vivência do Evangelho, a partir da Eucaristia. Através dos encontros semanais, busca, junto aos participantes, um processo de renovação espiritual, que transforma a vida pessoal e todos os relacionamentos - com Deus, com a família, com a Igreja e a comunidade.

Encontros: toda quarta-feira, das 15h às 17h, no salão paroquial.

 

H - SOS ORAÇÃO

Esse grupo tem como objetivo Interceder pelas pessoas que solicitam orações para suas necessidades. Ele também se dispõe a orar, uns pelos outros, por suas famílias, pela comunidade e ainda, se for o caso, por alguma necessidade ou problema imediato. Ao orar, o grupo deixa-se mover pelo Espírito Santo, pedindo a Ele dons de revelação e impondo as mãos sobre os pedidos. O Grupo SOS Oração se reúne semanalmente.

Encontros: Toda 6ªfeira, às 9h.

 

I - TERÇO DOS HOMENS

É um grupo criado para atrair os homens para a vivência na Igreja, porque se percebe que nas igrejas há baixa frequência masculina. Na Igreja de Santo Afonso, a divulgação faz questão frisar que o título “Terço dos Homens” nada tem de discriminatório contra as mulheres, ao contrário faz-se o convite também às mulheres, pedindo que venham e se possível tragam seus avôs, pais, filhos, netos, maridos, namorados, vizinhos, patrões, empregados, amigos, colegas, etc.

Encontros: Toda terça-feira, às 19h15, na igreja.

 

J - TERÇO NA PRAÇA

O Terço na Praça foi uma iniciativa dos grupos marianos que, ao longo de décadas, rezam terço, provendo um testemunho, público e verdadeiro, da fé católica e devoção a Maria, Mãe do Redentor. Outros grupos também fazem parte desse projeto, como a Liga Católica. Mas, se alguém deseja fazer parte do grupo, basta comparecer no horário e no dia marcado para a recitação do terço.

Encontros: Sempre aos sábados, às16h30, na Praça Saens Peña

                                                                                      

FRATERNIDADE CRISTÃ DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - FCD

A FCD é um movimento Internacional Ecumênico fundamentado no espírito evangélico no qual as próprias pessoas com deficiência assumem sua direção, organização e difusão. Esse movimento é organizado em núcleos que se localizam nas cidades, por bairros.

Os principais objetivos da FCD são: - Reunir pessoas com deficiência, colocando-as em contato umas com as outras para integrá-las onde se encontram, promovendo a integração na família, na comunidade e na sociedade; - Desperta-lhes o valor da vida e faze-los descobrir suas capacidades, dons e a autoconfiança, passando a participarem ativamente como pessoas responsáveis com direitos e deveres, com a missão de levar sua experiência ao próximo através de visitas e contatos pessoais; - Formar núcleos onde ocorram trocas de experiências, estudos, reflexões a partir do Evangelho baseado na realidade de cada um.

Reuniões: No quarto sábado de cada mês, das 11h às 17h.

 

MESC -Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística

Os MESC’s formam um grupo de leigos e leigas convidados a fazer parte do serviço do altar, da distribuição da santa comunhão nas missas e aos doentes, em suas casas. São convidados a participar da reunião mensal, cumprir a escala nas celebrações das missas, participar ativamente da vida paroquial, distribuir a comunhão aos doentes e dar testemunho de amor em sua comunidade.

Reuniões: Todo segundo sábado do mês, às 9h.

 

MINISTÉRIO DA MÚSICA

O Ministério de Música é um ministério de louvor, que leva os fiéis a abrirem seus corações ao louvor, nas celebrações e outras atividades religiosas. Seus membros precisam estar repletos da unção de Deus, para que a mensagem do amor d’Ele toque a todos numa assembleia. No processo evangelizador, é um instrumento de Deus a serviço da comunidade, um meio muito eficaz desse imenso amor, sensibilizando pessoas, acalentando corações angustiados, desanimados, cansados e, por fim, resgatá-los; atrai homens e mulheres.

Reuniões: Toda quinta-feira, das 19h30 às 21h30.

 

MLR – Confraria do Missionários Leigos Redentoristas

Leigos e leigas que vivem a espiritualidade e o carisma redentorista no seu dia-a-dia, seja na família, no trabalho ou na própria comunidade eclesial através de seu engajamento pastoral. Uma espiritualidade alicerçada na encarnação, na eucaristia e no mistério pascal de Jesus, a serviço do mais pobre e abandonado, anunciando a Copiosa Redenção. Como carisma, oferecem à igreja sua disponibilidade missionária.

Reuniões: Na segunda e quarta 6ªfeira de cada mês, às 19h.

 

MOVIMENTO FÉ E LUZ

O Movimento Fé e Luz é um movimento internacional e ecumênico, de inclusão da pessoa com deficiência mental, na Igreja e na sociedade. É um movimento com a pessoa deficiente mental e não para ela. Há encontros mensais para celebrar a vida, orar e partilhar alegrias e dificuldades, num clima fraterno. Por não se sentirem mais sozinhos, os participantes percebem a vida se transforma.

Encontros: todo terceiro domingo de cada mês, após a celebração das 9h.

 

OBRA DO TABERNÁCULO

Serviço voluntário que realiza a arrumação do presbitério e ornamentação dos altares da nossa igreja, cuidando para que o espaço sagrado esteja sempre digno e acolhedor, especialmente nas celebrações dominicais e nos dias festivos. Funcionamento: sempre nas mudança dos tempos litúrgicos, festas religiosas e de mártires, na sacristia.

Reuniões: Sempre que se aproxima as grandes celebrações da Igreja e da Congregação Redentorista.

 

 

EQUIPES


 

- ECASA - Equipe de Coroinhas e Acólitos da Santo Afonso

É uma equipe - composta de crianças, adolescentes e jovens - que exerce uma tarefa muito importante durante as celebrações. O desempenho dos coroinhas e acólitos consiste em ajudar o celebrante nos serviços do altar durante a missa e demais celebrações da igreja, sendo ele essencial para o bom andamento das cerimônias. Participar dessa equipe dá aos acólitos e aos coroinhas a oportunidade de compartilharem de uma pastoral que tem como principal objetivo servir o próprio Cristo, que preside nossas celebrações.

Reuniões: Reuniões mensais, após a celebração dominical das 9h.

 

- ELCA (Equipe Litúrgica da Catequese) e EPAL (Equipe de Preparação e Apoio à Liturgia)

Jovens reunidos em torno de Jesus Cristo, centro da vida cristã, para ouvir sua Palavra e meditá-la através de partilhas de vida e fé. Momento também de cultivo da espiritualidade eucarística, muito própria do caminho proposto por Santo Afonso Maria de Ligório. Essas duas equipes são responsáveis pela preparação das celebrações de suas respectivas pastorais – ELCA (Catequese/missa dominical das 9h) e EPAL (Juventude – missa dominical dos jovens, às 18h).

Reuniões: ELCA - Aos domingos, após a celebração das 9h. // EPAL – Aos domingos, após a celebração das 18h.

 

- EPAC

A Equipe de Preparação à Crisma tem como objetivo: preparar e orientar pessoas – jovens (a partir de 15 anos) e adultos -, que desejam confirmar sua fé católica para receber o Sacramento da Crisma - ou Sacramento da Confirmação -, e que assumam, diante da comunidade, seus papéis como cristãos e católicos, sendo luz do mundo e sal da terra. A EPAC desenvolve uma catequese orientada às necessidades dos crismandos, para que a preparação dos crismandos possa ser mais efetiva. Os encontros são semanais e têm uma hora e meia de duração.

Encontros: Sextas-feiras, a partir das 19h30, na igreja

 

- EQUIPE DE EVENTOS

Na paróquia, é a equipe responsável pela organização da FEJUSA, do almoço comemorativo de N.S. do Perpétuo Socorro, da Festa de Santo Afonso, do almoço comemorativo de São Geraldo, além de dar apoio a outros eventos e, quando se fizer necessário, às barracas colocadas no Adro pelas pastorais, disponibilizando materiais para a montagem (ferros, toldo e madeiras), controle e guarda dos utensílios da Paróquia, tais como: panelas, tachos, pratos, talheres e etc.

Reuniões: terças-feiras, às 19h30.

 

- BRECHÓ MIX

É um espaço de artigos usados: roupas e calçados – masculinos, femininos e crianças -, louças, objetos de arte e de uso doméstico, assim como bijuterias variadíssimas. O nosso brechó tem por finalidade, além do aspecto beneficente, colaborar nas despesas de nossa paróquia. Atrai um público muito diversificado, e seus produtos são excelentes, em ótimo estado e por preços acessíveis.

Funcionamento: Terças, quintas-feiras e sábados, das 15h às 19h; domingos, das 9h às 12h.

Segue abaixo a lista dos dirigentes espirituais de nossas pastorais, equipes, grupos e movimentos:

Pe. Mauro:

1.            Pastoral da Acolhida

2.            Pastoral Familiar

3.            Pastoral da Terceira Idade

4.           Pastoral da Saúde

5.            Movimento Fé e Luz

6.            Movimento de Mensagem cristã

7.            Casa da Convivência

8.            Catequese Santos Anjos

 

Pe. Araújo:

1.                  Liga Católica

2.                  Fraternidade Cristã de Cadeirantes – FCD

 

Pe. André:

1.          Pastoral do Batismo

2.          Juventude Redentorista: Mini Jovem (sáb. 15h), G. Jovem (sáb. 18h)

3.         ECASA - Acólitos

4.         Corais jovens e adultos

5.         COMIPA - Missão Popular / Círculos Bíblicos

6.         Grupos de Oração: Jesus Misericordioso (6ª f); Jesus Eucarístico (4ª f.); ICTUS (5ª f.); Éfeta (sábado), Grupo Jerusalém (4ª f), Pastoral de   Portas Abertas (terça a sexta 12h), SOS oração (6ª f).

7.          Pastoral Vocacional e Grupos de Intercessão (madrinhas)

8.          Pastoral Social

9.          Catequese Especial.

10.        Pastoral Portas Abertas

 

Ir. Argemiro:

1.          Terço dos Homens

2.            Missionários Leigos Redentoristas

3.          Terço na Praça Saens Peña

5.          Pastoral Social / Vicentinos

 

Pe. Luís Carlos:

1.            Conselho Pastoral Paroquial – CPP

2.            Conselho Administrativo Financeiro – CAF

3.            Pastoral Litúrgica / ELCA / EPAL

4.            Cantina São Geraldo 

5.            Lojinha do Redentor

6.            Pastoral do Dizimo

7.            MESC”s

8.            Obra do Tabernáculo

9.            PASCOM: Jornal, Site, Murais, Memória, Fotografia,

             Integração, Cineclube, Twitter, Facebook

10.          Equipe de Eventos: FEJUSA, Festa de Santo Afonso e outros

11.        Catequese infantil / adolescentes / adultos

12.        Crisma

 

Pe. Penido:

1.            Oficinas de Oração e Vida

2.            Apostolado da Oração

3.            Arquiconfraria do Rosário

4.            Congregação Mariana

5.            Legião de Maria