Pastorais

 

Para servir, é necessário “o sentimento de pertença a Igreja fundada por Jesus Cristo e continuada pelos apóstolos, e o sentimento de estar realizando o que o Mestre nos ensinou. Como membros desse corpo, que é Igreja, que tem Cristo como cabeça, os leigos assumem com alegria as pastorais, de acordo com os seus dons e com as necessidades da comunidade” (Pe. Geraldo de Paula, CSsR – Santuário de Aparecida/São Paulo).

 

  Acolhida

O serviço da Acolhida é muito mais do que dar um bom dia ou um bem-vindo, ou entregar folhetos. Vai além de receber bem, integrar paroquianos e visitantes às celebrações e à paróquia. Ela inteira-se e integra-se às outras pastorais, está sempre em sintonia com o que está acontecendo na igreja. É um canal comunicador, uma presença atenciosa, que promove um clima familiar de acolhida.

Reuniões: No 2º sábado de cada mês, às 16h.

 

  Batismo

O principal objetivo da Pastoral do Batismo é levar aos pais e padrinhos, o conhecimento do que é o Batismo e o compromisso que através dele se assume com Deus e com a comunidade. Demonstrar que este Sacramento não se resume apenas em batizar. É necessário vivenciar, testemunhar e ensinar filhos e afilhados a serem cristãos autênticos e fiéis seguidores de Jesus Cristo.

Inscrições: Todas as Terças-Feiras (exceto feriados) / Horário: 18h às 20h / Local: Sala 106      

Batizados na Paróquia Santo Afonso: Aos domingos, após a Missa das 11h (Não há batizados no 1º domingo). Limite de 8 crianças.

 

  Catequese

A missão da Pastoral da Catequese é iniciar crianças, adolescentes, especiais, jovens e adultos na fé cristã. Esta iniciação se dá, concretamente, através da formação cristã à luz dos Evangelhos, da celebração litúrgica e da vivência comunitária. Os encontros de formação são semanais, onde são apresentados temas do nosso cotidiano, iluminados pela Palavra de Deus. Nossa catequese está organizada em catequese infantil, catequese da perseverança, catequese especial e catequese de adultos.

Horários:

- Infantil – quinta-feira das 8h30 às 10h e 16h às 17h30; sexta-feira das 16h às 17:30; sábado das 9h às 10h30.

- Adolescentes – sábado das 15h30 às 17h.

- Adultos – sábado à tarde e quinta-feira à noite.

- Especial – terça-feira, das 15h às 17h.

 

  Comunicação 

Pastoral da Comunicação é a pastoral da acolhida, da participação, das interrelações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos da comunicação. Não é uma pastoral a mais, mas aquela que integra todas as pastorais já existentes. A missão da Pastoral da Comunicação é formar e manter redes comunicadoras nas paróquias para sensibilizar e gerar processos de comunicação nas comunidades. Articula a comunicação interna e externa funcionando como uma “ponte”.

Nossa pastoral engloba as seguintes equipes: Cineclube, Facebook, Flickr, Fotografia, Integração (boletim eletrônico), Jornal, Memória, Murais, Site e Twitter.

Reuniões: Por equipes - para tratar das pautas mensais. Geral – bimestral.

 

  Dízimo

O objetivo da Equipe de Pastoral do Dízimo é evangelizar sobre o Dízimo. E isso deve ser feito de modo tal que todos os membros da comunidade se sintam solidários e corresponsáveis na manutenção da paróquia. Os agentes da pastoral são orientadores sobre o compromisso de cada cristão, da forma de devolver a Deus, num ato de agradecimento, parte daquilo que recebeu.

Reuniões: quinta-feira anterior ao 2º domingo do mês, às 19:30h.

 

  Familiar

Tem como objetivo acolher todos os tipos de realidades: casados, solteiros, viúvos, descasados, divorciados, etc. A Pastoral também promove o ECC - Encontro de Casais com Cristo (Anual - 1º semestre), o EPVM - Encontro Preparatório para a Vida Matrimonial (Encontro de noivos - Semestral - duas vezes ao ano), a Semana da Família e a Semana da Vida.

Reuniões:  2ª e 4ª terças feiras de cada mês as 20hs (nos meses que tem 5 terças feiras acontece a confraternização na 5ª terça)

 

  Igreja de Portas Abertas

É uma pastoral de acolhimento às pessoas que, durante o horário do almoço, entram em nossa paróquia à procura de conforto espiritualidade, um encontro pessoal com o Senhor, louvar, agradecer... Nesse breve espaço de tempo oram por si mesmas, umas pelas outras e os agentes pastorais, por todas.  A pastoral acolhe o/a irmão/ã com alegria e solicitude.

Encontros: De terça a sexta-feira, das 12h às 13h, na igreja.

- Terça-feira  -  Terço meditado da Novena de N. Srª do Perpétuo Socorro

- Quarta-feira -  Meditação da Palavra

- Quinta-feira -  Adoração ao Santíssimo com a Novena de Santo Afonso

- Sexta-feira -  Terço da Divina Misericórdia / Na Quaresma, também a Via Sacra.

 

  Juventude

Grupos de jovens que se reúnem para aprofundar sua fé e também estreitar os laços de amizade que nascem da participação comunitária. Além das reuniões semanais, promovem missões, caminhadas, retiros e a integração da juventude que frequenta a paróquia.

O Grupo Jovem reúne jovens de 16 a 29 anos, já o Mini Jovem, adolescentes de 13 a 17 anos. A cada encontro, os dois grupos tratam de temas diferentes relacionados ao evangelho ou à realidade dos jovens e buscam aprofundar esses temas promovendo momentos de partilha.

Reuniões: Mini Jovem - sábados das 15h30 às 17h30 // Grupo Jovem - sábados das 18h às 20h.

 

  Litúrgica

A Pastoral litúrgica é o serviço para animar a vida litúrgica da comunidade, levando em conta o contexto social, histórico, cultural e eclesial, tendo em vista a participação ativa, consciente e plena de todos na celebração, para dela colherem frutos espirituais. A pastoral litúrgica, ocupa-se com a formação litúrgica, visando à preparação e realização das celebrações. As reuniões semanais levam a equipe de leitores ao aprofundamento da Palavra de Deus e do serviço da liturgia, nas celebrações dominicais. Esses leigos e leigas emprestam sua voz para que o Senhor continue nos falando e guiando. Para que a Palavra seja bem proclamada, se preparam para cada celebração, evitando improvisos.

Reuniões: Sempre às 4ªFeiras, às 19h.

 

  Saúde

A Pastoral da Saúde é fruto de muitos anos de um trabalho humanizador que tem como objetivo proporcionar saúde e dignidade de vida para todos, utilizando como medicamento o Evangelho de Jesus Cristo com ardor missionário, à luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos, a serviço da vida.

Reuniões: Segunda sexta-feira de cada mês, às 15h.

 

  Terceira Idade

A pastoral tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas; é uma pastoral que manifesta o amor e a solidariedade da Igreja para com os idosos, através da promoção humana e espiritual. A Pastoral da Terceira Idade da nossa paróquia reúne-se semanalmente e em uma programação anual muito intensa com atividades várias (encontros, passeios, trabalhos manuais, palestras, festa junina, palestras, etc.).

Encontros: Toda quinta-feira, das 14h30 às 17h, no salão paroquial.

 

  Vocacional

A Pastoral Vocacional é uma pastoral que busca despertar, nos cristãos, vocações de serviço para o Reino, dinamizando, integrando e vocacionalizando as pastorais, promovendo atividades que auxiliem os fiéis, especialmente os jovens, a despertar, discernir e assumir maduramente a vocação a que Deus os chamou.

Reuniões: Toda terceira 6ª feira do mês, às 19h30.

Terço Vocacional: Todo 3º sábado de cada mês, às 17h20, na igreja.

Segue abaixo a lista dos dirigentes espirituais de nossas pastorais, equipes, grupos e movimentos:

Pe. Mauro:

1.            Pastoral da Acolhida

2.            Pastoral Familiar

3.            Pastoral da Terceira Idade

4.           Pastoral da Saúde

5.            Movimento Fé e Luz

6.            Movimento de Mensagem cristã

7.            Casa da Convivência

8.            Catequese Santos Anjos

 

Pe. Araújo:

1.                  Liga Católica

2.                  Fraternidade Cristã de Cadeirantes – FCD

 

Pe. André:

1.          Pastoral do Batismo

2.          Juventude Redentorista: Mini Jovem (sáb. 15h), G. Jovem (sáb. 18h)

3.         ECASA - Acólitos

4.         Corais jovens e adultos

5.         COMIPA - Missão Popular / Círculos Bíblicos

6.         Grupos de Oração: Jesus Misericordioso (6ª f); Jesus Eucarístico (4ª f.); ICTUS (5ª f.); Éfeta (sábado), Grupo Jerusalém (4ª f), Pastoral de   Portas Abertas (terça a sexta 12h), SOS oração (6ª f).

7.          Pastoral Vocacional e Grupos de Intercessão (madrinhas)

8.          Pastoral Social

9.          Catequese Especial.

10.        Pastoral Portas Abertas

 

Ir. Argemiro:

1.          Terço dos Homens

2.            Missionários Leigos Redentoristas

3.          Terço na Praça Saens Peña

5.          Pastoral Social / Vicentinos

 

Pe. Luís Carlos:

1.            Conselho Pastoral Paroquial – CPP

2.            Conselho Administrativo Financeiro – CAF

3.            Pastoral Litúrgica / ELCA / EPAL

4.            Cantina São Geraldo 

5.            Lojinha do Redentor

6.            Pastoral do Dizimo

7.            MESC”s

8.            Obra do Tabernáculo

9.            PASCOM: Jornal, Site, Murais, Memória, Fotografia,

             Integração, Cineclube, Twitter, Facebook

10.          Equipe de Eventos: FEJUSA, Festa de Santo Afonso e outros

11.        Catequese infantil / adolescentes / adultos

12.        Crisma

 

Pe. Penido:

1.            Oficinas de Oração e Vida

2.            Apostolado da Oração

3.            Arquiconfraria do Rosário

4.            Congregação Mariana

 

5.            Legião de Maria