Oração em Ação

GRUPOS E MOVIMENTOS

Nossa paróquia oferece diversos grupos e movimentos de oração, que atuam em variados dias e horários.  São grupos, com identidades próprias, que se reúnem na igreja e/ou fazem visitas à doentes - em domicílio, hospitais, orfanatos, clínicas de repouso – e famílias que passam por situações de desconforto e necessidades espirituais. Seus encontros, normalmente semanais, buscam valorizar a oração e a reflexão, são canais de graça que promovem a evangelização de forma efetiva e simples. São formados por leigos comprometidos e inseridos nas necessidades da Santo Afonso, através dos seus serviços pastorais. 

As visitações realizadas nas casas e apartamentos, assim como as orações conduzidas na paróquia e em locais públicos, levam as pessoas a vivenciarem a Palavra de Deus, como também é um modo de evangelizar outras tantas pessoas que ainda não a conhecem. O principal objetivo desses grupos é apresentar à sociedade a forma mais forte de evangelização da Igreja Católica: a reunião em família - biológica e de fé. Esses grupos permitem a seus frequentadores crescerem juntos na fé, no convívio fraterno, na formação de lideranças, na visitação às famílias, na confraternização, no conhecimento mútuo... Constituem uma catequese e uma missão permanente, que revitalizam a comunidade.

- APOSTOLADO DA ORAÇÃO

O Apostolado da Oração é um caminho espiritual que a Igreja propõe a todos os cristãos para os ajudar a ser amigos e apóstolos de Jesus Ressuscitado na vida diária, apaixonados por Ele e interiormente disponíveis para a sua missão. Apresenta-se visivelmente como uma rede mundial de oração ao serviço dos desafios da humanidade e da missão da Igreja, expressos nas intenções mensais de oração do Papa.

Reuniões: Toda primeira sexta-feira, após a missa das 8h, no salão paroquial.

- FRATERNIDADE CRISTÃ DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - FCD

A FCD é um movimento Internacional Ecumênico fundamentado no espírito evangélico no qual as próprias pessoas com deficiência assumem sua direção, organização e difusão. Esse movimento é organizado em núcleos que se localizam nas cidades, por bairros. 

Os principais objetivos da FCD são: - Reunir pessoas com deficiência, colocando-as em contato umas com as outras para integrá-las onde se encontram, promovendo a integração na família, na comunidade e na sociedade; - Desperta-lhes o valor da vida e faze-los descobrir suas capacidades, dons e a autoconfiança, passando a participarem ativamente como pessoas responsáveis com direitos e deveres, com a missão de levar sua experiência ao próximo através de visitas e contatos pessoais; - Formar núcleos onde ocorram trocas de experiências, estudos, reflexões a partir do Evangelho baseado na realidade de cada um.

Reuniões: No quarto sábado de cada mês, das 11h às 17h.

- GRUPOS MARIANOS

* Arquiconfraria do Rosário

Em preparação a festa a “Devoção aos vinte sábados do Santíssimo Rosário. São feitas orações ao Espírito Santo, orações próprias, a meditação de um mistério por sábado, e a Ladainha de Nossa Senhora.

Em outubro, Mês do Rosário, de terça-feira a sexta-feira, louvando a Senhora do Rosário juntamente com os outros grupos Marianos da Paróquia reza-se o terço e a ladainha.

Reuniões: Terceiro domingo, após a missa das 7h. A reunião começa às 8h. Todos os sábados às 17hs, durante o ano, rezam o terço e a Ladainha de Nossa Senhora, na Paróquia.

* Congregação Mariana

Congregações Marianas são associações com atuação internacional, pois atuam em diversos países, vinculadas à PRIMA PRIMÁRIA, em Roma, Itália, associações divididas em, cada país, em seus estados, municípios etc., com função precípua de prestar louvores à MARIA, Nossa Senhora, Mãe de Jesus, e, por vontade Dele, nossa.

As atividades da Congregação são todas com intuito de ajudar a Igreja Católica a arregimentar paroquianos, principalmente, sob a manto de Maria, e, por isso mesmo, um dos lemas é "A Jesus por Maria", que nos faz atuar em reuniões, confraternizações, retiros, procissões, Romarias, etc.

Reuniões: Quarto domingo de cada mês, após a missa das 7h.

* Legião de Maria

Uma Associação formada por leigos, que tem como fim a glória de Deus, pela santidade de seus membros, através de oração e por um trabalho de apostolado em favor do próximo. A reunião semanal é o lugar em que a Mãe Santíssima está à sua espera, e onde amigos verdadeiros e fiéis agrupam-se à sua volta; um lugar para descansar e renovar as forças, após o fiel cumprimento da tarefa que lhe foi confiada. Na reunião se aprende a rezar, a se basear não nos próprios esforços e atividades, mas na graça divina e no apoio do irmão, que é canal de amor e graça. Participam de romarias, visitas a asilos.

Reuniões:

*Legião de Maria I: Terça-feira, às 17h

* Legião de Maria II: Terça-feira, às 19h

* Legião de Maria III: Quarta-feira, às 16h30

* Legião de Maria IV: Sexta-feira, às 15h

* Legião de Maria V: Segunda-feira, às 16h

- TERÇO DOS HOMENS

É um grupo criado para atrair os homens para a vivência na Igreja, porque se percebe que nas igrejas há baixa frequência masculina. Na Igreja de Santo Afonso, a divulgação faz questão frisar que o título “Terço dos Homens” nada tem de discriminatório contra as mulheres, ao contrário faz-se o convite também às mulheres, pedindo que venham e se possível tragam seus avôs, pais, filhos, netos, maridos, namorados, vizinhos, patrões, empregados, amigos, colegas, etc.

Encontros: Toda terça-feira, às 19h15, na igreja.

- TERÇO NA PRAÇA

O Terço na Praça foi uma iniciativa dos grupos marianos que, ao longo de décadas, rezam terço, provendo um testemunho, público e verdadeiro, da fé católica e devoção a Maria, Mãe do Redentor. Outros grupos também fazem parte desse projeto, como a Liga Católica. Mas, se alguém deseja fazer parte do grupo, basta comparecer no horário e no dia marcado para a recitação do terço.

Encontros: Sempre aos sábados, às16h30, na Praça Saens Peña

- CÍRCULOS BÍBLICOS 

Realiza atividades externas a Igreja matriz, conforme a região, Federação ou Confederação. Faz-se leituras e meditações da Palavra, na casa de um congregado.

Reuniões:  Toda quarta quarta-feira de cada mês, das 15h às 17h. 

- OFICINA DE ORAÇÃO E VIDA 

As Oficinas de Oração e Vida são um grande instrumento de cura e libertação, que faz desaparecer nossos medos, ansiedades, temores, curando nossas feridas... Tudo isso, através de nosso relacionamento intenso com Deus, em diversas modalidades de oração.

Reuniões: Toda 4ªfeira, das 15h às 17h.

- PASTORAL IGREJA DE PORTAS ABERTAS  

É uma pastoral de acolhimento às pessoas que, durante o horário do almoço, entram em nossa paróquia à procura de conforto espiritualidade, um encontro pessoal com o Senhor, louvar, agradecer... Nesse breve espaço de tempo oram por si mesmas, umas pelas outras e os agentes pastorais, por todas.  A pastoral acolhe o/a irmão/ã com alegria e solicitude.

Encontros: De terça a sexta-feira, das 12h às 13h, na igreja. 

. Terça-feira   Terço meditado da Novena de N. Srª do Perpétuo Socorro

.  Quarta-feira   Meditação da Palavra

.  Quinta-feira   Adoração ao Santíssimo com a Novena de Santo Afonso

.  Sexta-feira   Terço da Divina Misericórdia / Na Quaresma, também a Via Sacra.

- RCC (RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA)

* Grupo Jovem de Oração Jerusalém

Grupo de Jovens para partilha da Palavra de Deus, Oração e Convivência da juventude. Promove também diversas formas de integração do jovem na comunidade.

Encontros: todos as 4ªfeiras, às 20h, na igreja.

*Grupo de Oração Éfeta

É um grupo de oração que cultiva a oração, a partilha e, também, outros aspectos da vivência do Evangelho, a partir da experiência do batismo no Espírito Santo. Sua identidade é viver o Batismo no Espírito Santo, com todas as suas consequências e com o uso dos carismas. Sua missão é alcançada quando vivemos plenamente uma vida de oração pessoal e comunitária, aliada à formação, guardiã dos carismas.

Reuniões: Todos os sábados, na Capela da paróquia, das 17h às 19h.

* ICTUS

É um grupo com sua espiritualidade fundamentada na experiência dos carismas, através do derramamento do Espírito Santo. Suas reuniões semanais, além de muitas orações, são voltadas também para o enriquecimento espiritual, a busca da experiência comunitária e para as necessidades dos participantes. Como toda comunidade carismática, além da oração e louvor, cultiva a partilha e os aspectos da vivência do Evangelho. A partir deste ano, caminhando com os adultos do ICTUS, foi criado o grupo de oração infantil “Grupo SOS Crianças em Oração”, que participa separadamente dos adultos, mas no mesmo dia e horário.

Encontros: Toda quinta-feira, às 20h, no salão paroquial.

* Jesus Misericordioso

É um grupo carismático, formado por leigos que se reúnem para louvar, bendizer e meditar a Palavra de Deus, no poder do Espírito Santo. Nosso carisma é Misericórdia do Pai.

Encontros: Toda segunda-feira, das 15h às 17h, no salão paroquial

* Jesus Eucarístico

É um grupo presente que cultiva a oração, a partilha e todos os outros aspectos da vivência do Evangelho, a partir da Eucaristia. Através dos encontros semanais, busca, junto aos participantes, um processo de renovação espiritual, que transforma a vida pessoal e todos os relacionamentos - com Deus, com a família, com a Igreja e a comunidade.

Encontros: toda quarta-feira, das 15h às 17h, no salão paroquial.

- SOS ORAÇÃO

Esse grupo tem como objetivo Interceder pelas pessoas que solicitam orações para suas necessidades. Ele também se dispõe a orar, uns pelos outros, por suas famílias, pela comunidade e ainda, se for o caso, por alguma necessidade ou problema imediato. Ao orar, o grupo deixa-se mover pelo Espírito Santo, pedindo a Ele dons de revelação e impondo as mãos sobre os pedidos. O Grupo SOS Oração se reúne semanalmente.

Encontros: Toda 6ªfeira, às 9h.