Formação de um Missionário Redentorista

 

O processo formativo para se tornar um Missionário Redentorista: Padre ou Irmão

Na Província do Rio de Janeiro, o processo formativo para se tornar um missionário redentorista é desafiante, exigente e muito sólido. Um missionário redentorista é fruto de um longo trabalho de preparação que tem diversas etapas. Tem como objetivo levar o formando à maturidade humana e cristã.

 

1ª etapa: O despertar e o acompanhamento vocacional

Despertar vocacional: Em primeiro lugar está o trabalho de suscitação e divulgação da obra redentorista. Isto acontece através das várias frentes de trabalho dos missionários redentoristas: Santas Missões, Semanas e Tríduos Missionários, Paróquias, Santuários e Meios de Comunicação: Internet, televisão, rádio, almanaque S. Geraldo, jornais, periódicos e outros materiais de promoção vocacional.

Acompanhamento vocacional: Para os jovens que desejam fazer um processo de discernimento vocacional são oferecidos: Curso Vocacional por Correspondência (CVC); Retiro Vocacional; Encontro Vocacional; Estágio Vocacional e na medida do possível, a visita do Promotor Vocacional à sua família.

 

2ª etapa: Comunidade Vocacional Santo Afonso

É a primeira das Comunidades Vocacionais. Residem nesta casa de formação os jovens que cursam o ensino médio ou que se preparam para os estudos superiores. Está localizada na cidade de Juiz de Fora - MG. Tem como lema: “crescer e florescer como gente, na verdade, liberdade e responsabilidade”. Trabalha-se de modo muito profundo a motivação vocacional e as condições para concretizá-la.

 

3ª etapa: Comunidade Vocacional São Clemente

Nesta etapa estão os formandos universitários estudando Filosofia. Busca-se uma formação acadêmica sólida para alargar a consciência da História e do mundo. Trabalha-se de forma mais profunda a identidade redentorista: história da Congregação e da Província, nossos santos e antepassados. O formando é inserido no trabalho pastoral e das missões redentoristas. São quatro os eixos fundamentais desta etapa: Experiência da Vida Comunitária, Vida e Estudos Universitários, Experiência Pastoral, Vida Espiritual. A Comunidade Vocacional São Clemente está situada em Juiz de Fora.

 

4ª etapa: SPES

Acontece nesta etapa uma pausa na experiência de estudos acadêmicos dos formandos para uma Síntese Pessoal das Experiências Substantivas. Objetivo básico é o de rever e aprofundar o que foi vivido nas etapas anteriores para fazer um discernimento vocacional consistente. Esta comunidade vocacional está localizada em Coronel Fabriciano - MG, junto à Comunidade Redentorista.

 

5ª etapa: Noviciado

Como afirma a Constituição 86 da Congregação Redentorista “o noviciado tem por finalidade que os candidatos examinem mais profundamente se realmente são chamados por Deus a seguir a Cristo, pela profissão religiosa, na vida apostólica da Congregação”. Ao término do noviciado (12 meses, precisos), o formando faz a primeira profissão, tornando-se um membro da Congregação Redentorista. O Noviciado é em Tietê-SP, junto com a Província de São Paulo.

 

6ª etapa: Comunidade Vocacional Dom Muniz

É a última etapa da formação inicial. É a primeira experiência de vida religiosa. Momento de preparação para a consagração definitiva pelos votos perpétuos e para o presbiterato. Tem como tarefa central o estudo de Teologia e a experiência pastoral junto aos mais abandonados. Conjuga-se: Vida Religiosa Comunitária (orante e fraterna), experiência Pastoral, estudo de Teologia e com a inserção no conjunto da Província.

 

Transição para o Ministério

Após a graduação em Teologia e a profissão perpétua, segue a experiência comunitária redentorista em uma comunidade da Província, ou em alguma província no exterior, de seis meses a um ano, momento em que o jovem redentorista se prepara para a ordenação diaconal e sacerdotal.

 

Formação dos aspirantes a Irmãos Leigos na Congregação Redentorista

Ao formando que se prepara para ser irmão redentorista, oferece-se um programa formativo que leve em conta seus dons e aptidões; além da formação religiosa e acadêmica, ele tem a possibilidade de fazer cursos profissionalizantes que serão mais tarde valiosos para a vida da Comunidade Redentorista e para a sua prática pastoral. Em nossa Província, juntamente com os formandos que se preparam para o presbiterado, o jovem que deseja se tornar irmão redentorista percorre as seguintes etapas: Comunidade Vocacional Santo Afonso, SPES e Noviciado. Sendo do seu desejo, poderá também fazer os cursos de Filosofia e Teologia. Após a Primeira Profissão Religiosa, continua seu processo de formação junto a uma Comunidade Redentorista.

 

(Pe. Américo de Oliveira, C.Ss.R, Superior Provincial - Juiz de Fora/MG)

 

 

COMUNIDADES DE FORMAÇÃO
 

Comunidade Vocacional Santo Afonso

Rua Dom Pedro II, 155 - Mariano Procópio

CEP: 36035-090. Juiz de Fora - MG

Fone: (32) 3218.2242

Fax: (32) 3213.2916
 

Comunidade Vocacional São Clemente

Avenida dos Andradas, 855 - Morro da Glória

CEP: 36036-000.   Juiz de Fora - MG

Telefax: (32) 3216.3192
 

SPES

Rua Dr. Querubino, 303 – Centro

CEP: 35170-001

Coronel Fabriciano - MG

Fone: (31) 3841-2733

Fax: (31) 3841-5129
 

Noviciado

Caixa Postal: 20

Tietê – SP

CEP: 18530-970

Telefax: (15) 3285-4050
 

Comunidade Vocacional Dom Muniz

Rua Capitão Leonídio Soares, 751 – Planalto

CEP: 31720-590. Belo Horizonte - MG

Fone: (31) 3494.4519

Fax: (31) 3494-3234