Governos e Casas

Histórico

Província Redentorista do Rio de Janeiro


A Congregação do Santíssimo Redentor (Redentorista) foi fundada por Santo Afonso Maria de Liguori, no dia 9 de novembro de 1732, em Scala, no sul da Itália.

SANTO AFONSO nasceu em Nápoles no dia 27 de setembro de 1696. Recebeu uma educação exigente e esmerada, pois seu pai queria que se tornasse um grande advogado. Aos 16 anos, se formou em direito civil e eclesiástico. Exerceu a advocacia durante oito anos. Contra a vontade do pai, aos trinta anos foi ordenado sacerdote. Exagerou nas atividades pastorais, ficando esgotado. A conselho médico foi descansar nas montanhas, mas vendo o abandono religioso dos cabreiros da região, o descanso se tornou verdadeira missão popular. Aí surgiu a idéia de fundar uma congregação missionária, que se dedicasse à evangelização dos mais abandonados.

Atualmente, a Congregação está presente em cerca de 75 países. No Brasil, os redentoristas só não têm residência nos Estados do Acre, de Roraima e do Amapá.

Uma congregação, normalmente, se compõe de várias províncias divididas por regiões geográficas. A Província do Rio de Janeiro abrange os Estados do Rio, de Minas Gerais e do Espírito Santo. As outras unidades da Congregação no Brasil são: Províncias de São Paulo, de Porto Alegre, de Campo Grande, de Goiás, Vice-Províncias de Manaus, de Recife, de Fortaleza, da Bahia.


 

Atividades da Província do Rio de Janeiro

Os redentoristas desta Província trabalham em cinco paróquias (Rio de Janeiro- Paróquia de Santo Afonso, Belo Horizonte- Paróquia de São stoé, Juiz de Fora -Paróquia de Nossa Senhora da Glória e Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no bairro Floresta, Coronel Fabriciano- Paróquia de São Sebastião), em dois santuários (Curvelo- Santuário de São Geraldo e Campos-RJ- Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro). Há uma equipe de missão inserida numa periferia de Cariacica-ES e outra equipe missionária em Colatina-ES. A Província mantém duas casas para encontros de formação de liderança cristã, cursos, retiros, etc, em Belo Horizonte (Casa de Retiros São stoé) e em Juiz de Fora (Seminário da Floresta). Em Coronel Fabriciano a Província tem a Rádio Educadora e o CERPAC (Centro Redentorista de Pastoral e Comunicação).

Casas de formação de seminaristas

Em Juiz de Fora, funcionam duas casas de formação: CVSA (Comunidade Vocacional Santo Afonso) para seminaristas do ensino médio e CVSC (Comunidade Vocacional São Clemente) para seminaristas que estudam filosofia. Em Coronel Fabriciano-MG, junto à comunidade redentorista, permanecem durante um ano os jovens que terminaram o curso de filosofia e se preparam para o Noviciado; é o ANO SPES. O noviciado da Província funciona atualmente de forma integrada, em Campina Grande-PB. Em Belo Horizonte está a CVDM (Comunidade Vocacional Dom Muniz – primeiro bispo redentorista brasileiro) para os junioristas: jovens que fizeram a profissão religiosa e estudam teologia.

 

Governo Geral

O XXIV Capítulo Geral, órgão supremo do governo interno da Congregação Redentorista, elegeu o novo Governo Geral da Congregação Redentorista. Eis os nomes daqueles que governarão os Missionários Redentoristas pelos próximos seis anos:

Michael Brehl, C.Ss.R.
Superior Geral

 

 
Pe. Enrique López
América Latina e Caribe

Pe. Alberto Eseberri

(Província de Madri - Não Capitular)
Europa-Sul


Ir. Jeffrey Rolle
América do Norte

Pe. Juventius Andrade
Ásia-Oceania

Pe. Jacek Dembek
Europa-Norte

Pe. João Pedro Fernandes
África e Madagascar

 

 

GOVERNO PROVINCIAL - QUADRIÊNIO 2015-2018

Superior Provincial: Pe. Américo de Oliveira, C.Ss.R.

Coordenador da Província, trabalha na animação e acompanhamento dos confrades e de cada frente de trabalho.

Pe. Américo nasceu no dia 05 de janeiro de 1968, no distrito de Quebra Carro, em Piedade do Rio Grande - MG. Fez sua Profissão Religiosa em 08 de dezembro de 1993 e foi ordenado presbítero no dia 15 de novembro de 1997.

O Redentorista foi promotor vocacional entre os anos de 1998 e 2002. De 2003 a 2005, foi formador do Ano SPES, em Coronel Fabriciano - MG. Já em 2006, em Juiz de Fora - MG, tornou-se formador da Comunidade Vocacional Santo Afonso (CVSA). Entre os anos 2006 e 2008, participou do Conselho Provincial. Foi Vigário Provincial entre 2009 e 2010 e no ano de 2011 foi eleito Secretário de Formação. Pe. Américo permaneceu como formador da CVSA até o ano de 2014, quando foi eleito Superior Provincial para o quatriênio 2015-2018.


Vigário Provincial: Pe. Paulo Sérgio Carrara, C.Ss.R.
Auxilia o trabalho do Provincial e o substitui na sua ausência.

Conselheiros:

Pe. Dalton Barros de Almeida, C.Ss.R.

Pe. Edson Alves da Costa, C.Ss.R.

Pe. José Cláudio Teixeira, C.Ss.R. 

 

Exercem um papel importante nas decisões, já que o Conselho é consultado para resolver várias situações da Província. Cada Conselheiro traz sua opinião, sua reflexão e suas observações. O trabalho é de parceria, pois o Provincial não age sozinho.

Secretários:

Pe. Anderson Trevenzoli Assireu, C.Ss.R. (Comunicação)

Pe. Flávio Leonardo Santos Campos, C.Ss.R. (Administração)

Pe. Nelson Antônio Linhares, C.Ss.R. (Vida Religiosa)

Pe. Luís Carlos de Carvalho Silva, C.Ss.R. (Pastoral)

Pe. Alfredo Viana Avelar, C.Ss.R. (Formação)

Diác. Bruno Alves Coelho, C.Ss.R. (Pastoral Vocacional)

 

Auxiliam o Provincial nas áreas de Formação, Administração, Vida Consagrada, Pastoral Vocacional, Comunicação e Vida Pastoral..